terça-feira, 18 de setembro de 2012

Diabetes: Dicas de Dieta e Exercícios

Ter uma dieta saudável e realizar exercício físico regularmente são os dois aspectos mais importantes para o controle da diabetes. Ambos são acoplados a terapia de drogas, a base do tratamento de um indivíduo diabético.
A pessoa com diabetes terá uma melhoria substancial na qualidade de vida, se seguir uma dieta saudável e realizar exercício, porque assim é possível controlar melhor o nível de glicose no sangue, e ter uma melhor forma. Vamos ver por que eles são importantes em ambos os aspectos e uma série de recomendações que vão nos ajudar a ter uma qualidade de vida como qualquer outra pessoa.
ALIMENTOS E DIETA

A primeira coisa a notar é que a dieta de cada paciente de diabetes deve ser personalizada, estabelecida de acordado com o médico, pois cada pessoa é diferente, isto é, no nível de atividade, o seu nível de diabetes, peso … Por isso, é essencial estabelecer a dieta personalizada que vai nos permitir melhorar a glicose controlada e saúde em geral. Vamos apontar algumas recomendações.
  • Evite sempre açúcares rapidamente absorvidos, que elevam os níveis de glicose no sangue abruptamente.
  • Você tem que comer pouco, mas, muitas vezes, assim temos a sensação de estar saciado e evite refeições pesadas que podem levar ao excesso de peso.
  • É melhor comer peixe do que carne ou ovos, eles são bons, mas sempre com moderação, porque eles têm gordura.
  • Evite gorduras de origem animal, recomenda-se que sejam substituídas por azeite de oliva.
  • Comer hortaliças, verduras e legumes é essencial.
  • Você pode beber álcool com moderação.
  • Os carboidratos complexos (pão, massas, cereais, frutas, …) são essenciais na dieta de um diabético. Eles significam 50% a 60% do total de calorias consumidas pelos diabéticos. Os carboidratos simples (doces, geléias, doces, refrigerantes …) devem ser praticamente removidos da dieta, uma vez que podem elevar o nível de glicose no sangue.
Seguindo essas orientações você pode alcançar o peso ideal e ter a glicose no sangue melhor controlada, o que é essencial para uma boa saúde.

EXERCÍCIOS
Junto com a dieta, é essencial para o paciente de diabetes a realização de exercício regular. Está comprovado os efeitos extremamente positivos sobre a diabetes. Mas, como a dieta, eles devem ser sempre controlados pelo médico, que também vai nos dar algumas orientações para manter em mente a prática de esporte ou exercício. Com o exercício, poderemos ter uma melhor qualidade de vida, ele vai nos ajudar a ter uma melhor forma e melhor controle glicêmico.
Alguns dos benefícios do exercício físico são reduzir a dose de insulina, perda de peso, aspecto muito importante em qualquer pessoa e ainda mais em diabéticos e melhora o estado geral físico e mental.
Temos que levar em conta uma série de aspectos para evitar a hipoglicemia ou hiperglicemia durante a prática do exercício:
  • Realizar automonitorização da glicose no sangue e efetuar alterações na dose de insulina e /ou suplementos de carboidratos antes, durante ou após o exercício.
  • Beber bastante água é essencial para evitar a desidratação.
  • Aumentar o consumo de carboidratos para evitar a hipoglicemia.
  • Evitar o exercício, no caso da hiperglicemia e também no pico de insulina.
Tenha em mente o tipo de exercício que você vai fazer, porque dependendo dos mesmos deve ser levado em conta uma série de aspectos e diretrizes que o médico irá determinar. Então, como dissemos, você deve sempre consultar o seu médico se você vai realizar exercícios.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Itanhangá, n°270 - Itanhangá

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3139-4904