terça-feira, 9 de julho de 2013

Assistência Social você sabe para o que serve?

O assistente social é um profissional que através de conhecimentos técnico-científicos e manejo de recursos trabalha visando a melhoria das condições de qualidade de vida no que se refere à moradia, saúde, educação, previdência, lazer, habilitação e reabilitação e assistência social. Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com o grupo social, pois entende que a pessoa está inserida em um contexto no qual não pode dissociar o indivíduo do coletivo.
O assistente social, independentemente da instituição em que esteja inserido, deve nortear sua intervenção por quatro dimensões: a dimensão ético-política, dimensão teórico-metodológica, dimensão técnico-operativa e dimensão sócio-afetiva.
A dimensão ético-política é a capacidade do profissional se engajar no espaço institucional expressando o compromisso ético-político do projeto profissional, sendo capaz de reconhecer as expressões particulares dos sujeitos sociais.
A dimensão teórico-metodológica é a capacidade de o assistente social manter sua postura investigativa, problematizando a realidade das relações presentes no espaço socioinstitucional. Nesta dimensão também estão incluídas a capacidade de identificar novas demandas institucionais e as demandas dos usuários, reconhecendo as contradições existentes no espaço socioinstitucional.
A dimensão técnico-operativa é reconhecer e perceber a instrumentalidade do Serviço Social como uma dimensão do processo de trabalho que está diretamente relacionada às demais dimensões da profissão, identificando e criando mediações necessárias para a concretização de sua finalidade. Nesta dimensão, o assistente social demonstra a sua capacidade de orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa dos seus direitos, fazendo e devolvendo perguntas a fim de estabelecer um movimento reflexivo e analítico.
A dimensão sócio-afetiva se caracteriza pela postura crítica e autocrítica do assistente social em relação ao seu processo de trabalho, suportando e enfrentando dificuldades e impedimentos na construção de mediações para a realização do trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Itanhangá, n°270 - Itanhangá

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3139-4904