sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Dia Mundial de Luta Contra Hanseníase

O Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase foi lembrado pelo CMS Itanhangá nesta quinta-feira (31), com a realização de um encontro entre pacientes. A ação visou proporcionar conversas sobre o tema, com depoimentos de pacientes em videos sobre o tema, suprindo dúvidas e curiosidades de todos.

A doença
A Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa crônica, que ataca os nervos e a pele, podendo ainda afetar outros órgãos, como o fígado, os testículos e os olhos. É uma doença que tem tratamento e cura, mas com o diagnóstico tardio e sem o tratamento adequado, pode evoluir para graves deformações em áreas do corpo. Uma pessoa que apresente a forma infectante da doença, e que esteja sem tratamento, poderá transmiti-la a outras pessoas suscetíveis com quem tenha contato direto e prolongado.
Assim que o tratamento é iniciado, a doença deixa de ser transmitida. O período de tratamento varia de seis meses a um ano, e o paciente pode ficar completamente curado, desde que siga corretamente os cuidados necessários. Assim, buscar o auxílio médico é a melhor forma de evitar a evolução do quadro e a contaminação de outras pessoas. 
Alguns dos sintomas da hanseníase são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo; diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato; caroços e inchaços pelo corpo.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Itanhangá, n°270 - Itanhangá

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3139-4904